sábado, 3 de março de 2012

Investimentos no norte: os culpados na região sul?

Esta semana estava lendo a coluna do Jornalista Carrador do Jornal Notisul onde um texto breve explanava sobre a indignação do presidente da ACIM [ Associação Comercial e Industrial de Imbituba ], Adilson Silvestre, o tema é antigo. Por que o sul de SC perde tantos investimentos privados, em grande parte para a região norte de SC?

A resposta claro, os próprios questionadores já sabem! O gargalo do trecho ainda não duplicado da BR 101, mas seria somente isso? A duplicação bastaria?

O desenvolvimento da região depende muito mais do que infraestrutura rodoviária, isso é uma fatia do grande problema e não resolveria o todo, as chances do sul de SC perder investimentos não deixaria de existir, somente seria minimizada.

A região norte de SC está preparada a muito tempo para o empreendedorismo, e mesmo com tantas ações ainda precisa buscar mão de obra fora da região devido ao boom de investimentos da década de 80 e 90. O Porto de São Francisco e Itapoá, o porto de Navegantes próximo, Aeroporto de Joinville, Aeroporto de Curitiba, centros de pesquisa e desenvolvimento, Universidade Estadual, tronco ferroviário amplo e passando por investimentos, enfim, os motivos para a região norte estar a frente das demais regiões é claro, planejamento de longo prazo! Para os políticos podem chamar de Plano Diretor!

A Região Sul tem sim seus motivos para questionar, mas precisa se preparar melhor para o que vem pela frente.

Enquanto não haver planejamento estratégico para seus objetivos, a carência de investimentos continuará! Primeiro se prepara mão de obra, se cria condições para empresas investirem no local, a ordem está invertida! Hoje primeiro estão procurando investidores e depois tentando criar mão de obra e criar infraestrutura.

Sem mais.

4 comentários:

  1. O Giovane falou tudo, lembrando somente que os talentos da nossa região sul, estão fazendo acontecer no região norte, um outa fatia do problema da região sul é sustentar a necessidade de crescimento de um povo altamente capacitado em fazer as coisas acontecer, parar de votar em políticos de carreira e ver a administração publica como um negocio, que gera lucro e riqueza para o povo.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto!!
    A região sul, ainda tem muito o que fazer para suportar estas grandes empresas, a começar pela BR 101 que está atrasando e muito o desenvolvimento desta região. Entre outras coisas, os próprios cidadãos, que se especializam e vão para outras cidades, devido a falta de reconhecimento e oportunidade de trabalho aqui tbém. Acho que devemos começar a fazer a mudança dentro das cidades, para depois trazer empresas de fora...ainda falta muito pro sul crescer...mas ainda tenho esperanças...

    ResponderExcluir
  3. Realmente Sandra, as mudanças internas nas cidades devem ser prioridades. Abraço

    ResponderExcluir