terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Por que não mais [somente] um plano de negócios?


Quando falamos em abrir um negócio uma das primeiras ideias que vêem a cabeça é a preparação de um  plano de negócio.

Um plano de negócios muito tempo, as vezes meses para ser elaborado em todas as suas etapas. Em muitas vezes quando se chega ao término do mesmo já é hora de revisá-lo pois grande parte da macro e micro economia já sofreram alterações significantes e novos players já fazem parte de um novo cenário.

Uma boa oportunidade antes mesmo da elaboração de um plano de negócio é a validação da ideia central através de diversas formas, é para fazer isso você não precisa gastar quase nada, basta usar de recursos gratuitos disponíveis ao seu redor, quando se a informação tudo fica mais palpável.

Você pode validar a ideia com amigos e familiares primeiramente, pergunte se as pessoas de seu convívio usariam o produto ou serviço que você está criando, isso quando se trata de um serviço de massa, como um negócio focado em recursos básicos, como por exemplo, uma loja de calçados. Outra forma interessante antes de testar uma ideia também pode ser através de possíveis usuários chaves, não tenha vergonha de sair na rua entrevistando as pessoas, ou enviando um questionário por e-mail ou pelas redes sociais, quem quer empreender não pode ter vergonha!

Outra boa forma de validar a ideia, quanto se trata de uma forma inovadora de modelo de negócio como vender frutas pela internet para funcionários de empresas de determinada região seria validar isso antes através de uma landing page [ simples demostração da ideia ], divulgar essa landing page entre os possíveis usuários e verificar quantos destes usuários pagariam por esse serviço.

Dicas de ferramentas que podem facilitar a validação da sua ideia antes de sair fazendo um plano de negócios de 6 meses!
 - Construa uma landing page >> http://launchrock.com/
 - Descrever melhor sua ideia com o Canvas - http://www.businessmodelgeneration.com/
 - Crie um formulário pelo Google Docs - https://drive.google.com/
 ou pelo Survey - http://pt.surveymonkey.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário