domingo, 28 de setembro de 2014

Para cima e adiante! [Não espere pelos outros]

 Quando se fala em desenvolvimento, muitos profissionais ficam no aguardo de que as oportunidades caiam literalmente no colo. Essa atitude não está interligada a um bom planejamento de desenvolvimento profissional [ se você não tem esse planejamento, corra, ainda dá tempo ] e as chances de conseguir um curso patrocinado pela empresa onde atua, fica cada vez mais distante.

Não estou falando aqui de Duolingo, leitura de e-books ou palestras gravadas, ok? Colaboradores desinteressados em relação ao auto desenvolvimento, correm esse risco,não sou em que afirmo, mas sim os profissionais da área de recursos humanos. Portanto, abaixo eu relaciono algumas dicas de auto desenvolvimento, isso inclui; planejamento, criatividade, boas conexões, um bom networking e além disso tudo, é claro, vontade de aprender.

Lembrando que as dicas abaixo não são validas apenas para as pessoas que trabalham em empresas, mas todo aquele que deseje desenvolvimento.

  • Planejamento: Relacione no inicio de cada semestre seus objetivos. Quais áreas você gostaria de desenvolver, não pense apenas na situação atual de carreira, análise tendências de áreas em crescimento por exemplo, que de alguma forma um conhecimento na área possa trazer benefícios a você. Fuja do óbvio.
  • Criatividade: Use a criatividade para buscar um bom curso a um bom preço [muitas vezes free]. Eventos de inovação e tecnologia tendem a agregar bons conjuntos de palestras a um bom preço. Pelo site www.meetup.com você encontra grupos de pessoas que se reúnem para discutir e se desenvolver em algum tema. Eventos TEDx podem estar ocorrendo próximo a você, pesquise em www.ted.com/tedx/events. Várias empresas criam webnários transmitidos pelo internet, como o próprio nome já diz, para centenas de pessoas. Grandes empreendedores fornecem informações por webnários também freqüentemente. Temos boas oportunidades, isso que não citei www.coursera.com por exemplo.
  • Boas conexões: Boas conexões na rede muitas vezes valem mais do que um networking por quantidade. Muitos especialistas dizem que boas conexões farão a diferença em um futuro próximo, Eu diria que esse movimento de boa escolha das conexões já começou, e tiro vantagem disso. Tenho boas indicações de cursos, seminários, palestras, webnários, que foram indicados para mim por pessoas que nunca conheci pessoalmente. Vou ainda mais longe nessa análise, grande parte do meu conhecimento nos últimos dois anos vieram de pessoas que conheci primeiramente pela rede e depois posteriormente. Portanto, escolha bem suas conexões.
  • Bom networking: Ok, você escolheu um bom curso, está nele, mas simplesmente está presente. Participe. Não tenha medo e nem vergonha de interagir [pelo menos tente], leve seu cartão pessoal, ainda não tem? Faça um aqui = www.workana.com/projects/add. Anote tudo que os novos contatos podem ser úteis para você, passado o curso interaja com eles.
Seguindo esses passo,s esse ano já executei 5 cursos presenciais e 3 webnários, o último inclusive me permitiu estudar um tema muito a fundo, chamado de marketing de conteúdo, que escreverei sobre em um post futuro.

A dica principal é? Não espere. Planeje-se. 

Tenho certeza que você se sentir recompensado.  Você estará moldando o seu futuro!

Fique a vontade para interagir comigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário