sábado, 1 de setembro de 2012

Ética x Ideias x Oportunidades

Ética - Conforme definição universal é parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana.

Definição universal? A definição universal pode ser tratada de forma diferente ou até mesmo ambígua entre os povos, a história de um povo e a forma de como ele se desenvolveu pode influenciar no processo. Definição de valores morais e princípios pode ser diferenciada quando comparamos a forma de como as pessoas chegaram onde estão!

Quando falamos em ética não nos atentamos simplesmente a nossas ações, mas também em ações de pessoas que nos cercam.

Ações baseadas em princípios éticos de acordo com a cultura estabelecida em determinado povo tendem a serem respeitadas, porém, as mesmas ações aplicadas a um povo em que os princípios éticos são diferentes do que você conhece como ética podem ter piores consequências.

O título da postagem diz "Ética x Ideias x Oportunidades". Então o que ética tem haver com ideias e oportunidades?

Quando a  maioria das pessoas se depara com uma ideia inovadora a curiosidade em saber como de certa maneira aquilo pode gerar lucro impera, seja para si próprio ou para uma organização, porém é necessário antes de mais nada visualizar como a ideia poderá ajudar as pessoas de alguma forma. Uma ideia se for realmente boa e ajudar alguém de alguma forma certamente poderá gerar lucro no futuro, basta o aperfeiçoamento do modelo de negócio.

Mas muitas vezes uma ideia sofre da falta de ética e pode ultrapassar os modelos adotados atualmente por determinada sociedade, neste caso é necessário a avaliação dos impactos que podem ser resultantes de um modelo de negócio aplicado de forma incorreta. Usar um benefício compartilhado para todos como maneira de privilegiar somente um determinado grupos de pessoas de forma incorreta deve ser algo a ser repugnado na sociedade. Temos exemplos típicos como esse, principalmente em organizações onde pessoas sofram da falta de ética, utilizando recursos e benefícios de forma incorreta, infligindo o código de ética da organização.

Pessoas que aproveitam a oportunidade para para aplicar boas ideias devem ser valorizadas e constantemente questionados, pois estas pessoas podem gerar modelos de negócios inovadores, seja para o bem comum de uma determinada localidade, bem como, um modelo de negócio a ser replicado a todo o mundo!

Então, vamos ser éticos? 

Na próxima postagem vou falar sobre um modelo de negócio em desenvolvimento a ser aplicado a determinada localidade. Ético, claro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário