domingo, 11 de março de 2012

Porque as pessoas não gostam de ler?


O hábito pela leitura é conquistado ainda na pré-adolescência, ou por muitas vezes ainda mais cedo, na infância como foi o meu caso.

O incentivo deve partir na escola, mas também das pessoas mais próximas, mas isso é difícil, pois cada vez mais estamos rodeados de imagens e informações que não vêem de um livro. Uma criança certamente não vai trocar um livro de figurinhas por um livro cheio de letrinhas.

Ai é que está o detalhe, o processo para se motivar a leitura deve ser lento, gibis são um um exemplo de como iniciar. Aos poucos, livros com mais leitura do que imagens deve ser inserido no cotidiano.

Quem é da década de 80, sem dúvida lembra da coleção Vagalume, histórias que instigavam a leitura e curiosidade por se chegar até o final do livro. Na minha cidade natal [ Tubarão], a biblioteca pública empresta livros com um simples cadastro, lá é possível ter acesso gratuito a diversas obras literárias, mesmo as mais antigas. Em Joinville também temos bibliotecas que fazem o mesmo.

O hábito pela leitura depois de assimilado é essencial para uma boa escrita e uma boa comunicação verbal, e isso certamente vai ajudar no aprendizado de uma segunda língua e posteriormente maior facilidade de se conseguir uma boa posição profissional!

Então, porque as pessoas não gostam de ler? Simplesmente por que faltam incentivos na fase certa da vida, simples assim.


Um comentário: